Saiu na Imprensa

Vejam o que os jornais falaram sobre a publicação das obras de Cicinato Ferreira Neto. acesso em http://diariodonordeste.globo.com/m/materia.asp?codigo=603399

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=408050



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Livros do Nordeste 7

O padre José Antônio de Maria Ibiapina foi um dos grandes apóstolos do Nordeste, dedicando-se à população pobre dos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Suas missões começaram em 1853 e, nas décadas de 1860 e 1870, construiu inúmeras casas de caridade no sertão nordestino. A "Crônica das Casas de Caridade fundadas pelo padre Ibiapina" é um relato significativo sobre as atividades notáveis do padre, ex-juiz e ex-advogado, filho de um revolucionário de 1824. As "crônicas" foram publicadas e comentadas pelo religioso Eduardo Hoornaert, autor da "História da Igreja no Brasil".
Estrutura: Introdução sobre a ação missionário do padre Ibiapina; Crônica das Casas de Caridade; Comentário do mapa das viagens ibiapinianas.
Trecho significativo (edição utilizada: Fortaleza, Museu do Ceara, SECULT, 2006, p. 188 - Sobre a grande seca de 1877- conservando a grafia original: "Apparecêo neste anno huma grande secca e trouxe comsigo a fome e achou quaze todos nús, e meo Pai determinou que do que havia na Caridade se repartisse com os pobres peregrinos, e assim se fazia; dava-se a todos os necessitados o alimento e vestiário, não só para aquelles que vinhão em pessôa pedirem no portão, mas para levarem para aquelles que dizião ficavão escondidos no matto por não poderem apparecêr por estarem nús.
No meio desse escuro tempo pela tempestade de mizeria estava tranquilo discançando das fadigas de tão penoza posição à sombra da confiança em Deos, e esta confiança nos corrobora o espírito, que não nos assusta o futuro por mais escuro e horrorozo que nos pareça".

Nenhum comentário: