Saiu na Imprensa

Vejam o que os jornais falaram sobre a publicação das obras de Cicinato Ferreira Neto. acesso em http://diariodonordeste.globo.com/m/materia.asp?codigo=603399

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=408050



sábado, 8 de outubro de 2011

Cariri Cangaço 2011

O Cariri foi invadido pelos "cangaceirólogos" de todo o país. No período de 20 a 25 de setembro de 2011, realizou-se o 3º Cariri Cangaço, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Barro, Aurora e Porteiras.
Infelizmente, não pude participar de todo o evento. Mas tive a felicidade de participar de duas conferências. A primeira, realizada em Aurora, no dia 21, capitaneada pelos pesquisadores José Cícero e Bosco André, teve como tema a trama de invasão de Mossoró pelos cangaceiros de Lampião no longínquo ano de 1927. Como se sabe, Lampião partiu de Aurora para invadir a grande cidade potiguar. No dia 22, no teatro Nelory Figueira, em Barbalha, realizaram-se as conferências: Literatura do Cangaço, com Ângelo Osmiro, e Cangaço em Fotos, com Ivanildo Silveira.
Como se esperava, as conferências empolgaram os verdadeiros amantes do tema do cangaço, embora não tenham despertado um forte interesse na população em geral. Na minha opinião, o que falta é tempo para garantir participação do povo em geral nos debates que, com certeza, são imprescindíveis em relação a assuntos dessa natureza. Nem mesmo os aficcionados puderam participar. Os palestrantes também sentem-se tolhidos pela falta de tempo. São coisas que precisam ser repensadas nos outros anos, nos outros eventos.
Observa-se, em cada ano, uma certa rivalidade entre alguns conferencistas. Isso entristece cada um de nós, pois o que parece prevalecer é a vaidade, a vontade de alguns pesquisadores de demonstrar ter a posse da verdade absoluta sobre um determinado assunto.
Isso, porém, é o de menos. O Cariri Cangaço já se consolidou como um evento de grande relevância cultural para a região caririense e para o Ceará.

Nenhum comentário: