Saiu na Imprensa

Vejam o que os jornais falaram sobre a publicação das obras de Cicinato Ferreira Neto. acesso em http://diariodonordeste.globo.com/m/materia.asp?codigo=603399

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=408050



domingo, 23 de outubro de 2011

Preservação da Memória

Ontem, na acolhedora cidade de Russas, interior do Ceará, participei de um interessante debate sobre transformações sociais e preservação da memória. O evento contou ainda com a participação dos professores Rameres Regis, da UECE, e de Rômulo Jerri Andrade, da rede pública russana.
O encontro foi promovido pela Casa de Amigos de Russas (CARUS) e fez parte do XIII Encontro Cultural de Russas.
As intervenções dos professores foram muito relevantes. Rameres ressaltou o aspecto político na salvaguarda dos monumentos históricos. Enfatizou ainda que a política de preservação toma caminhos esdrúxulos quando escolhe conservar um monumento e, ao mesmo tempo, permite destruir locais significativos para uma comunidade inteira, como vem ocorrendo em áreas que são inundadas por barragens. Rômulo Jerri enfatizou o desinteresse dos jovens em relação ao assunto e observou que uma política de preservação e de estímulo à cultura precisa passar pela educação popular.
Eu comecei minha fala citando o francês Jacques Le Goff que enfatizara em suas obras o nicho de poder que envolve o caráter de preservação da memória. Um poder relevante, que escolhe o que lembrar e o que esquecer. Nossa história nordestina é cheia de lacunas, esquecimentos, falácias. Também dei relevância ao aspecto do pertencimento. Como exigir que as pessoas preservem o patrimônio e a memória se eles não são significativos para elas ? É preciso estabelecer mecanismos para garantir a ligação dos cidadãos aos seus lugares e aspectos de memória.
No final do encontro, Hider Albuquerque, um dos organizadores, comunicou que a CARUS planeja levar ao Forum Municipal de Cultura de Russas um projeto de conservação da memória do município.    

Nenhum comentário: